Fábrica Triunfo, Portugal

Sociedade de Mercearias e Farinhas Limitada “Fábricas Triunfo” , foi fundada no início do século passado por industriais de Coimbra.
As Fábricas Triunfo (em Coimbra e Mem Martins) integravam a produção de bolachas, massas alimentícias, descasque de arroz e rações para animais. Na década de 70, chegaram a empregar mais de um milhar de trabalhadores.
A Fábrica Triunfo em Coimbra encerrou em 30 de Março de 2001.
A Fábrica Triunfo em Mem Martins (Sintra), continua em laboração tendo sida integrada no universo da multinacional Kraft, em 2006, depois de ter sido adquirida anteriormente pela britãnica United Biscuits .
Esta fábrica produz presentemente bolachas das marcas Belgas, Chipmix e todas as da Triunfo. A unidade produz para o mercado português, mas também para países onde existem emigrantes portugueses, como França ou Luxemburgo, e para as ex-colónias portuguesas, principalmente Angola.

Galeria :

 

Saber mais :  https://arquivos.rtp.pt/conteudos/encerramento-da-fabrica-triunfo/

 

 

Coimbra, Fábrica Triunfo

 

A Triunfo possuía 4 fábricas, duas na Pedrulha – Coimbra (uma de Rações e outra de Massas e Bolachas). Fundadas em 1923, foram posteriormente fechadas em 2001, ficando a laborar somente a fábrica em Mem Martins. Anos mais tarde a empresa foi adquirida pela multinacional Kraft.

Em Coimbra, foi um choque a Fábrica ter fechado, foram 130 trabalhadores para a rua, alguns a trabalhar ali durante 30 anos. Ao visitar aqueles edifícios, pensa-se na história, no esforço e dedicação que algumas pessoas deram àquela empresa, naquele espaço, para agora acabar esquecida, ao abandono.

Foi numa bela tarde de Sábado, que resolvemos explorar estes edifícios e tirar algumas fotos. É uma visita tranquila, os edifícios encontram-se completamente abandonados, abertos e com acesso facilitado, o que é normal, já nada existe a guardar e os edifícios encontram-se em rápida degradação.

Espero que gostem das fotografias. Caso queiram visitar o espaço, aconselho que tenham cuidado, um deles é um edifício alto e potencialmente perigoso. Boas explorações!

Galeira :

Saber mais :  http://www.cacadevolutos.pt/fabricas-triunfo-video/

Fábricas Triunfo, Mem Martins

Triunfo desde 1913 a fazer parte da família.

A Triunfo, orgulha-se de ter acompanhado várias gerações de famílias portuguesas desde 1913, dando sabor a cada momento. Hoje, como no início, são especialistas em bolachas e continuam a selecionar os melhores ingredientes, colocando todo o seu entusiasmo e paixão na criação dos seus produtos. Tudo para surpreender e merecer a confiança dos consumidores, todos os dias.

Triunfo, o que faz, faz bem.

image

História

Do sonho de um grupo de empresários de Coimbra nasceu uma das mais icónicas marcas portuguesas, a marca Triunfo. Triunfo que em 2013 celebra 100 anos de existência. 100 anos a alimentar as famílias portuguesas todos os dias.

100 anos a fazer parte da família.

Em 1913 nasce em Coimbra, pelas mãos de um grupo de empresários liderados pelo Sr. Mário Pais, a Sociedade de Mercearias e Farinhas Limitada “Fábricas Triunfo”, um projeto que viria a ser um dos motores de toda a região de Coimbra e que iria criar aquela que hoje é a grande referência de bolachas em Portugal. A primeira fábrica, localizada na rua dos Oleiros, mesmo junto à estação de Coimbra, esteve em atividade por várias décadas. Primeiro como fábrica, onde se produziam não apenas bolachas mas também massas, bolos, entre outros, e mais tarde como sede das Fábricas Triunfo.

Em 1938, um violento incêndio deixou a fábrica de bolachas e massas totalmente destruída.  Passados 2 anos, em 1940, a empresa renasce das cinzas, no mesmo local, não só totalmente reconstruída, mas com melhores condições e mais espaço

Os anos 40 trouxeram grandes progressos no processo de produção, com a implementação de rigorosos controlos de qualidade e um laboratório de análises e testes na própria fábrica. A década de 50marcou um período de grande expansão, com a inauguração de duas novas fábricas (uma de bolachas e outra de descasque de arroz). Já nesta altura, a Triunfo oferecia aos consumidores portugueses mais de 25 variedades de bolachas diferentes, entre as quais a Maria, Torrada ou Wafers.

Em 1974 , as Fábricas Triunfo abrem a sua primeira fábrica em Lisboa, em Carnaxide, numa fase em que se consolidava o mercado interno e o objetivo era internacionalizar a marca.

Em 1994, a Nutrinveste passa a deter o controlo das Fábricas Triunfo, assim como das marcas Nacional e Proalimentar, ficando responsável pela gestão de  90% da produção nacional de bolachas. Neste contexto, a Triunfo, como líder destacada de mercado em bolachas, é identificada como a marca prioritária dentro do portfolio quer em termos de apoio publicitário, quer em termos de inovação. No final de 1999, a Triunfo lança um dos produtos mais bem sucedidos no mercado de bolachas em Portugal, as Chipmix.

Uma inovação em toda a linha, quer em termos de produto e embalagem, quer em termos de cominicação- altamente irreverente para um público mais jovem.

Em 2004, a Triunfo passa a integrar o portfolio da multinacional United Biscuits e a marca toma um novo rumo estratégico, focando-se nos segmentos Nutrição, Saúde e Tradição. A Triunfo absorve a marca Proalimentar e lança mais dois grandes sucessos: Triunfo Digestive e Triunfo Mini Diver.

Dois anos mais tarde, em 2006, a Mondelez International (ex- Kraft Foods) adquire o negócio de bolachas à United Biscuits e a Triunfo reforça a sua presença no segmento Tradicional, lançando desde então vários produtos inovadores, como por exemplo, os Mini Clássicos, um novo conceito que oferece ao consumidor as bolachas tradicionais de sempre num formato mini e numa embalagem “saco”, ideais para partilhar em família.

Em 2001, a Triunfo celebra o seu centésimo aniversário, como uma das grandes marcas portuguesas, com uma presença constante e diária na vida dos portugueses, ao longo de várias gerações, que nasceram e cresceram a ser alimentadas com as bolachas Triunfo. Qualidade, confiança e tradição são os grandes valores que os consumidores reconhecem e motivo pelo qual é a marca de biolachas líder em Portugal

 

Ler mais : Fábrica Triunfo Rações_Reconversão de um Espaço Industrial_Daniela Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s